Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO - Vacina ou Remédio?




Resultado de imagem para oração vacina remedio



ORAÇÃO
Vacina ou Remédio?

Agnelo Baltazar Tenório Férrer

Qual seria a diferença entre o remédio e a vacina? Sabemos que ambas têm a missão de combater as doenças e seus sintomas, mas, apesar deste ponto em comum, qual seria a diferença entre o remédio e a vacina?

A resposta é óbvia, todos sabemos que a vacina existe para evitar que determinada doença e seus sintomas apareçam, ou seja, a vacina tem uma função PREVENTIVA. O remédio, por outro lado, existe quando a doença já apareceu, ele age de forma REPRESSIVA. Em outras palavras, o remédio combate uma doença que está afligindo o corpo, enquanto a vacina evita o surgimento da doença.

Daí o adágio popular: “prevenir é melhor do que remediar”.

Quanto o assunto se trata de ORAÇÃO, ocorre da mesma forma, pois todos sabemos que a oração é o socorro do servo do Senhor. Uma das grandes questões da nossa caminhada cristã é a forma que tratamos a oração em nossas vidas.

O que estou querendo dizer é que podemos tratar a oração como vacina, prevenindo que os males nos ataquem, ou podemos deixar para orar quando os males já estiverem nos atacando.

Na Oração do Pai Nosso, o Senhor Jesus nos ensinou a pedir ao Pai que nos livre do mal, ou, como diz algumas traduções, que nos livre do maligno. Este é um exemplo da oração como vacina, posto que antes mesmo que o mal, ou mesmo o maligno, venha intentar algo contra nós, devemos pedir ao Pai que livre-nos. Por outro lado, quando nós não oramos, então não pedimos que o Pai nos livro do mal, ou do maligno, então certamente, sem o livramento de Deus, estes nos atacam.

Fingimos que temos uma vida de oração, e no fundo sabemos que não oramos como deveríamos. Da mesma forma, fingimos que meditamos na Bíblia, e nos satisfazemos com meia dúzia de versículos que aprendemos de tanto ouvir outros fajutos como nós repetirem. Fingimos ainda que nos dedicamos à Obra do Senhor, quando sequer chegamos ao culto no horário correto. Enfim, esse constante fingimento, poderá nos custar um eterno sofrimento, que é mais real do que imaginamos.

A Bíblia nos manda orar sem cessar, mas a verdade é que nós cessamos de orar!

Uma das grandes verdades da vida cristã é que parte do nosso sofrimento, das nossas lutas e pelejas, são causados pelo desprezo com o qual tratamos a nossa comunicação com o Senhor. Em algum lugar da trajetória, a igreja se esqueceu que quem tem uma vida de oração, está se precavendo de muita coisa ruim, e evitando que muitos males apareçam. Ao contrário, quem não tem uma vida de oração, vai sofrer com muitos problemas.

Então podemos concluir que:

1) Você vai orar de qualquer forma, ou para evitar o surgimento de muitos problemas, ou para solucionar muitos problemas que surgirão. Então, é melhor prevenir (orar antes), do que remediar (orar depois);
2) Quem trata a oração como vacina, ou seja, quem tem uma vida de oração perene, com certeza vai evitar o surgimento de muitos problemas, uma vez que constantemente está dizendo ao Pai: me livra do mal e do maligno;
3) Vacina é bem melhor do que remédio. Então não espere o problema aparecer, ore desde já. Ore sempre, ou como diz Paulo, ore sem cessar;
4) Para aqueles que têm uma vida de oração, ou seja, para aqueles que fazem da oração uma vacina, a oração também é ALIMENTO;
5) Muitos problemas pelos quais passamos, muitas lágrimas que derramamos, foram consequência de não estarmos vacinados, ou seja, foram consequências de não termos uma vida de oração (Se tivéssemos orado...);
6) Então nunca esqueça: uma vida de oração não vai impedir o surgimento de todos os nossos problemas, mas vai evitar o surgimento de uma grande parte deles;

Muitas vezes uma oração evita que lágrimas amargas rolem pelo nosso rosto.

Em reposta à pergunta inicial, ou seja, se oração é vacina ou remédio, a resposta será dada por nós, ou melhor, por nosso estilo de vida, como tratamos a oração.

Então a pergunta seria melhor formulada da seguinte maneira: você trata a oração como vacina ou como remédio?

Em suma, quem não tem uma vida de oração, está lutando com todas as forças para ser um derrotado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário