Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DICA DE LEITURA




 

  



Título: Emoções Mortais
Autor: Dr. Don Colbert
Editora: Central Gospel
Páginas: 264
ISBN: 978-85-7689-333-2


Antes de fazer um breve comentário sobre o livro Emoções Mortais, gostaria de dizer que senti o desejo de publicar, além dos infantis textos que venho publicando, também algumas dicas de livros que me ajudaram a desenvolver minha fé e consciência cristã. Os livros são meios de propagação de ideias (sementes), as quais podem nos ajudar, bem como também nos prejudicar. Nossa mente é um solo, a espera das sementes.  Por tanto, a questão não é apenas semear, mas quais sementes estamos plantando em nossa mente.

Por falta de orientação, e movido pelo gosto na leitura, li muita coisa que em nada me acrescentou, muito pelo contrário, na verdade me prejudicou bastante. Também por falta de orientação, demorei muito tempo para ler alguns livros que, se lidos antes, poupar-me-iam de algumas aflições.

Então, com a microscópica experiência que tenho (se é que tenho alguma), pretendo ajudar aos amantes da leitura sobre temas bíblicos, a não cometerem os erros que eu cometi.

Obviamente nenhum desses livros pode substituir a Bíblia Sagrada, uma vez ela, e apenas ela, é a Palavra de Deus. No entanto, as experiências, ideias, biografias e pensamentos dos homens de Deus sempre são de grande valia. Porém, que fique claro, nada substitui a Bíblia. Alguns livros podem até ser importantes, mas a Bíblia é essencial.     

Por isso minha primeira dica de leitura não é a Bíblia. E jamais poderia sê-lo, uma vez que ler a Bíblia não é uma dica, mas um mandamento divino, bem como uma necessidade vital. Por tanto, devemos ter cuidado em não cair na loucura de alguns que leem muito acerca da Bíblia, mas leem pouco a própria Bíblia.

Vamos ao livro.

O livro Emoções Mortais, do médico americano Dr. Don Colbert mistura espiritualidade bíblica com medicina. Usando sua experiência como cristão e seus conhecimentos médicos, ele consegue fazer desta obra uma das melhores sobre o assunto.

O livro é escrito em uma língua acessível, e apesar de ter sido escrito por um médico, o livro não esbarra em termos médicos difíceis, que para nada serviriam, apenas para entediar o leitor. O autor também não cai no erro de perder tempo querendo dar aula de medicina para leigos. A explicação médica só vai até o necessário, nem uma letra a mais.

Seu conteúdo gira em torno de como o nosso corpo é afetado pelas emoções negativas. De forma bastante clara, ele consegue explicar o que essas emoções negativas ocasionam em nosso organismo. O autor, certamente por sua formação em medicina, também não cai na redundância de muitos livros cuja mensagem é apenas dizer genericamente que sentimentos ruins não nos fazem bem. Porém, como médico, Colbert explica, de forma simples mais entendível, porque e como os sentimentos ruins afetam nosso organismo.

Outro ponto positivo do livro é que ele não fica limitado apenas a falar sobre depressão, erro de muitos autores, principalmente daqueles que não têm conhecimento acadêmico sobre o assunto. Em Emoções Mortais o autor examina vários tipos de sentimentos ruins, sempre explicando como afetam quimicamente o corpo humano. É o caso, por exemplo, da “antipatia”, que é o sentimento negativo que uma pessoa nutri por outra, apesar de não demonstrar tal sentimento de forma alguma. Mesmo que não haja briga nem bate-boca, o simples fato de uma pessoa, que não simpatizamos com ela, aproximar-se, tal fato, aparentemente simples, já muda o funcionamento normal do nosso corpo, podendo chegar, se não for tratado e com o passar do tempo, inclusive ao desenvolvimento de diabetes ou até mesmo câncer.

Colbert nos alerta que "Ninguém experimenta uma emoção somente em seu coração ou em sua mente. em vez disso, a pessoa vivencia as emoções sob a forma de reações químicas no corpo e no cérebro. essas reações químicas ocorrem tanto no nível dos órgãos - estômago, coração, grandes músculos e assim por diante - como a nível celular"   

E como não poderia deixar de ser, a todo tempo a Bíblia é citada, não apenas de forma genérica, mas servindo de base para o desenvolvimento do tema.

O autor também sempre ilustra o texto com situações ou fatos que ele presenciou, quer seja como cristão, quer seja como médico, o que deixa a leitura ainda mais interessante.

Não se trata de um livro devocional, nem um livro de autoajuda, mas uma obra esclarecedora e que abre nossa mente para sentimentos que jamais deveríamos cultivar. Particularmente pude entender que o perdão, que limpa o coração de tantos sentimentos maléficos, traz saúde para quem o libera. Inversamente, os sentimentos negativos matam-nos, não apenas espiritualmente, mas também biologicamente.  

Também não é um livro sobre psiquiatria, nem muito menos sobre psicologia, mas um livro sobre a alma humana e a Bíblia. A medicina apenas está presente para explicar o modus operandi dos sentimentos negativos em nosso corpo.

Talvez seja esse o segredo do livro, ou seja, não é um pastor escrevendo sobre medicina, nem um médico escrevendo sobre Bíblia, mas alguém que é cristão por convicção espiritual e médico por formação profissional, falando sobre como as emoções negativas, e aparentemente inofensivas, podem se tornar em emoções mortais.    




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário