Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015





Por Agnelo Baltazar Tenório Férrer

O MATUTO E A EVOLUÇÃO

Existem certos pensamentos
Que jamais deveriam existir
Propagados como verdadeiros
Espalhados pelo mundo inteiro
Que só faz o homem mentir

Quanto mais o homem pensa
Que é evoluído e inteligente
Um passo se distancia do seu criador
Trazendo para si luta e dor
Agindo como se fosse um demente

Nunca houve qualquer dúvida
Acerca da história da criação
Tendo sido ensinado
Que Adão veio do barro
E Eva da costela de Adão

Imagine que esses dias
Vi dois jovens conversando
Falando com um ar de importância
Argumentando cada um com elegância
E essa conversa foi minha atenção chamando

O primeiro era um magrinho
Com ar de intelectual
            Cheio de livro carregando             
Conhecimento demonstrando
Com uma oratória sem igual

O outro também demonstrava
Um aspecto de inteligência
Ouvia mais do que falava
Em tudo com o colega concordava
Exalando grande competência

Foi quando um falou para o outro:
Imagine que pensamento mais errante
Acreditar que o homem veio do barro
Isso para mim é um escárnio
É coisa de gente ignorante

Essa conversa de Bíblia
Para mim já morreu faz tempo
Acredito e na ciência
Que com muita persistência
É quem nos dá conhecimento

Eu jamais poderia
Acreditar nesta divagação
Este conto da carochinha
De Adão e sua mulherzinha
Para mim não passa de embromação

Certo estava Charles Darwin
Cientista de muita satisfação
Nos tirou da idade da pedra
Ensinou uma nova regra
Chamada Teoria da Evolução

Foi aí que me alertei
Tendo a curiosidade me tomado
Aprumei o palito no canto da boca
Pedi licença com minha voz rouca
E dei uma de desenrolado

Bom dia, jovens cultos
Vejo que vocês são inteligentes
E não poderia deixar de ouvir
A conversa de vocês dois aqui
Aguçou a minha mente

Por favor não levem a mal
A falta de instrução deste matuto
É que não pude estudar
Desde cedo tive que trabalha
Sou um homem um tanto bruto

Quem foi esse Charles Darwin
O que ele tanto ensinou
O que diz sua doutrina
O que ela tanto ensina
Me respondam por favor

O magro me olhou
Com um olhar de reprovação
Meu bom dia não respondeu
Da mesma forma o colega seu
Não me deram muita atenção

Mas até que uma resposta
Me deram com desprezo
Me disseram do que se tratava
O que essa teoria relatava
Falando com certo despeito

Foi então que entendi
O que eles queriam dizer
É que essa teoria amalucada
Que o homem veio da macacada
Eu jamais vou receber

Como bom matuto que sou
Fiz questão de replicar
Agora, não mais perguntando
Mas com firmeza retrucando
Abri a boca a falar

Que conversa de gente besta
Essa teoria é coisa de mané
Quer dizer que todos nós
E também nossos avós
Somos filhos do chimpanzé?!

Eu pensei que o estudo
Era para dar discernimento
Que um homem estudado
Nas letras sendo versado
Melhorava seus pensamentos

Mas parece que com vocês
O negócio deu para traz
Dois jovens tão estudados
Como essa conversa de amalucado
Estão precisando estudar mais

Foi aí que um retrucou
Você não passa de um matuto
Ignorante e sem conhecimento
Além do mais, sem qualquer discernimento
Que como disse é homem bruto

É verdade que sou matuto
E que não tenho qualquer instrução
Não tenho anel de formatura
Diploma não tenho em uma moldura
Só sei o que é a enxada na mão

Mas o pouco que sei ler
Eu gasto naquilo que me dá luz
Não perco tempo com besteira
Não dou atenção a asneira
Só leio sobre meu Jesus

Se eu fosse vocês dois
Tinha vergonha em dizer
Que acreditava nesta teoria
Com ela não gastava nem um minuto do dia
Já tinha feito questão de esquecer

Quem dar crédito a essa tolice
E faz dela seu conhecimento
Me desculpe quem quiser
Você não veio do chipanzé
Mas parece que veio foi do jumento

Se para ter um diploma
Tem que acreditar nessa marmelada
Então eu digo de uma vez
E afirmo para vocês
Eu prefiro minha enxada

Eu creio na Bíblia Sagrada
O Livro de divina inspiração
Que nos conta com certeza
Nos relata com clareza
Como achar a salvação

To com pena de vocês
Que apesar de muito estudar
Não aprenderam o que importa
Estão vivendo como folha morta
E a verdade não querem enxergar

Deixem desta besteira
Essa teoria joguem ao léu
Pois não é com faculdade
Que se conhece a verdade
Ou se pode entrar no Céu

Eu prefiro meu Jesus
E ler a Palavra da Salvação
Do que não me salvar
Eternamente viver a chorar
Segurando um diploma na mão.

Foi então que pude ver
A mudança neles operando
Pois não mais tinha ar de estudado
Nem mais cara de debochado
Mas já estavam lagrimejando

Nos desculpe, grande amigo
Nós estávamos ludibriados
Essas tuas palavras verdadeiras
Nos deu convicção de primeira
Por Jesus queremos ser perdoados

Já sabemos a verdade
De como se deu a criação
Somos a imagem do Senhor
Criados para o seu louvor
Feitos de barro como Adão

Não mais queremos seguir
Essa vida tão sem luz
Do que adianta a esta altura
Um anel de formatura
E viver sem Jesus?



Nenhum comentário:

Postar um comentário