Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015


Por Agnelo Baltazar Tenório Férrer

O QUE É A GRAÇA ?!


Podemos encontrar no cristianismo algo que somente no cristianismo há:  Graça.

Mas, o que de fato é a Graça?!

Bom, de forma simples e objetiva, Graça nada mais é do que um presente, uma coisa que é dada! Todavia, para que um presente seja considerado Graça, tem que haver um detalhe peculiar: o não merecimento daquele que o recebe.

Assim, a Graça é um presente que é dado aos imerecidos, aos que não são dignos de recebê-la!

Isso, e somente isso, é Graça!

Apesar de ao longo dos séculos os teólogos, tanto os verdadeiros quanto os auto-proclamados, terem tentado complicar o singelo conceito de Graça, aplicando a ele teorias e entendimentos filosóficos e humanistas, a Graça tem uma simplicidade cristalina. Aliás, podemos afirmar que a graça da Graça é justamente sua graciosa simplicidade.

Deus nos deu um presente o qual nós jamais mereceríamos. E este imerecido presente se chama SALVAÇÃO! Todavia, não poderemos jamais perder de vista que, apesar de a Graça ser imerecida, para nós ela foi de graça, mas para Deus não! Ou seja, a Graça que nos é dado de graça, para Deus houve um altíssimo preço: a Vida de JESUS CRISTO.

Em todas as outras religiões, seitas, doutrinas e filosofias, existe um preço a ser pago para se alcançar a salvação. Quer seja mediante um ritual feito post mortem, quer seja mediante a suposta (e fraudulenta)  possibilidade de se viver várias vidas, ou simplesmente acedendo velas, enfim, todas as demais doutrinas  requerem um preço para salvar a alma humana. Mas no cristianismo, este preço foi pago por Jesus, e assim, temos a salvação, mediante a Graça.

Alguns crentes, que não entenderam o verdadeiro significado da Graça, tendem a querer pagar uma "parte" da sua salvação. Seja cumprindo um monte de regras e leis humanas sem qualquer serventia ou valor, seja por qualquer outro meio. Todavia, após tentarem levar sua própria cruz, tão cheia de pecados, estes legalistas ficam frustrados ao perceber que, após uma vida de cansaço espiritual, não conseguiram move-lá um só milímetro sequer. E quando isso acontece eles só têm uma saída: clamar por Jesus, e finalmente renderem-se à maravilhosa Graça.

Não há mais preço, nem condição a não ser a nossa fé no sangue, na morte e na ressurreição de Cristo.

Como dito no início, só encontramos a Graça no Evangelho de Jesus Cristo.

O grande desafio dos pregadores do Evangelho é justamente proclamarem a Palavra de Deus de forma simples, tal qual Jesus fazia, sem qualquer conceito de difícil entendimento, nem muito menos com a débil intenção de trazer elementos teológicos que para nada servem, a não ser para afastar-nos da simplicidade do Evangelho.

O Rei está voltando!  

6 comentários:

  1. Parabéns Guiga,pela explicação. Eu entendia de outra forma.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz por demais com seu blog,parabéns,é mais uma forma de propagar a palavra de Deus. Te amo!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Guiga,pela explicação. Eu entendia de outra forma.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Agnelo, pelo blog com essas mgs bíblicas pois creio q vamos aprender muito

    ResponderExcluir